Subscribe Now

Edit Template

Subscribe Now

Edit Template

Renato Cariani: veja novas informações do inquérito que indiciou influencer fitness por tráfico de drogas

Conversas obtidas no celular de uma funcionária mostram a relação íntima de Cariani com os demais investigados e levantam suspeitas sobre obtenção de produtos químicos de maneira irregular.

Fantástico deste domingo (25) traz informações inéditas da investigação da Polícia Federal contra o empresário e famoso influenciador fitness Renato Cariani. São provas que estão na denúncia que o tornou réu na última semana por esquema de tráfico de drogas, associação ao tráfico e lavagem de dinheiro.

Aos mais de 7,5 milhões de seguidores em uma rede social, ele segue postando sobre o dia a dia. Dando orientação sobre alimentação e atividade física.

Mas mensagens encontradas pela Polícia Federal trazem novas evidências da relação de Cariani com um esquema de desvio de produtos químicos para o tráfico de drogas. O celular é de uma funcionária e amiga dele, que ainda vai ser investigada.

O aparelho foi apreendido em uma ação da PF contra o influencer e outras 12 pessoas. O Fantástico mostrou essa operação, em dezembro do ano passado. Segundo a denúncia aceita pela Justiça, Renato Cariani e outras pessoas produziram, venderam e forneceram mais de 12 toneladas de produtos químicos destinados à preparação de drogas.

“O grupo empresarial de Renato Cariani – com sede em Diadema, na Grande São Paulo – simulou a venda de insumos químicos para grandes pessoas jurídicas com o objetivo de ocultar o repasse dessas mercadorias para o refino e adulteração de cocaína e crack”, diz o documento da investigação, que aponta que entre 2014 e 2020 foram emitidas pelo menos 60 notas fiscais fraudulentas para três empresas, uma delas a farmacêutica AstraZeneca, que fez a denúncia em 2019.

Investigação traz novos detalhes da investigação sobre Renato Cariani. — Foto: TV Globo/Reprodução

Investigação traz novos detalhes da investigação sobre Renato Cariani. — Foto: TV Globo/Reprodução

“De acordo com a AstraZeneca, a empresa jamais adquiriu qualquer insumo da Anidro – empresa de Cariani”, diz a investigação.

Na época, Cariani apresentou à polícia um e-mail de negociação com um suposto representante da farmacêutica, Augusto Guerra e a investigação descobriu que essa pessoa não existe. Quem criou esse e-mail, segundo a PF, foi Fábio Spíndola. De acordo com a investigação, o elo entre Renato Cariani e traficantes de drogas.

Novas provas

Segundo as mensagens registradas no celular da funcionária de Cariani, Renato e Fábio fizeram uma viagem juntos, em 2015. Funcionária também foi e todos levaram seus companheiros. Em uma das conversas, Carinani discutiu com ela os preparativos.

“Você vai querer os dólares? O amigo do Fabinho vai acabar vendendo tudo e você vai ficar sem. Amanhã ele vai lá na empresa entregar os meus R$ 2 mil dólares que comprei com amigo dele”, diz o influencer.

Conversa entre Cariani e a funcionária. — Foto: TV Globo/Reprodução

Conversa entre Cariani e a funcionária. — Foto: TV Globo/Reprodução

Para o Ministério Público, a viagem a Cancún comprova que Cariani e Fábio eram amigos. Inclusive, as esposas tinham fotos juntas na rede social.

Outra evidência coletada pela PF: em maio do ano passado, Cariani pediu a Fábio para ir à sede da Anidrol para uma conversa.

“Coincidentemente, no mesmo dia em que Fábio foi preso pela operação Downfall, da Polícia Federal do Paraná”, diz o procurador de justiça Juliano Atoji.

A operação citada pelo procurador foi a que desarticulou um esquema que usava mergulhadores para colocar drogas nos cascos de navios. De acordo com as investigações, Fábio tinha ligações com o chefe da quadrilha.

“Fornecia contas bancárias de empresas sua e da sua esposa para movimentar esse dinheiro do tráfico”, conta o delegado da PF, Eduardo Verza.

Carregamento suspeito

De acordo com a investigação, outro ponto crucial liga Renato Cariani a Fábio Spínola: o carregamento de um carro com produtos químicos nas dependências da Anidrol – a empresa de Cariani, em 2017.
No celular apreendido pela Polícia Federal com a funcionária, o marido dela – que também trabalha na empresa – relata um pedido do chefe:


” Todo mundo já foi embora. eu vou ter que separar um material pra AstraZeneca. O Renato… liguei pra ele, ele falou pra eu quebrar esse galho dele e separar esse produto” , disse, antes de mandar uma foto do carro por mensagem.


Foto de carro foi enviada por mensagem. Ele era da esposa de Fábio Espíndola. — Foto: TV Globo/Reprodução
Foto de carro foi enviada por mensagem. Ele era da esposa de Fábio Espíndola. — Foto: TV Globo/Reprodução
Segundo a Justiça, o carro estava no nome da esposa do Fábio. A PF explica que, neste mesmo dia do carregamento, foi emitida uma nota fiscal fraudulenta em nome da AstraZeneca para a venda de éter e cloridato de lidocaína, produtos que teriam sido desviados para a produção de drogas.

O que dizem os investigados

A defesa de Fábio Spínola e da mulher dele, Andreia Domingues Ferreira, diz que Fábio é inocente, o que será devidamente esclarecido. Diz ainda que ele nunca usou o nome da mulher para realizar qualquer transação.

Sobre o veículo fotografado dentro da empresa de Cariani, a defesa de Fábio diz que nunca foi utilizado para transporte de qualquer produto químico. Os dois são réus no processo.
Por duas vezes o Fantástico pediu para falar com Renato Cariani, tanto na primeira reportagem como agora, ele não quis gravar entrevista. O advogado de Cariani informou, por telefone, que ele não quer se pronunciar.
O defensor respondeu por escrito algumas perguntas enviadas pela reportagem.
Questionado se, diante dos fatos, Cariani fez alguma auditoria interna para apurar o que aconteceu na empresa dele, o advogado respondeu que apresentou para a Justiça mais de 100 documentos que mostram que a empresa de Cariani pode ter ido vítima, mas não disse de quem.
Disse ainda que Cariani nunca negou a relação de amizade com Fábio, que os dois têm casas no mesmo condomínio e esposas bastante próximas.
Sobre o carro da mulher de Fábio flagrado no estacionamento da Anidrol, a defesa de Cariani diz que não é prática de mercado cruzar placa do veículo e do comprador no momento do carregamento e que ficou surpresa com a informação.

Uso do nome de crianças

As mensagens apreendidas levantaram outras duas suspeitas que ainda vão ser investigadas. Numa conversa, Cariani pediu dados de crianças, que podem ter sido usados para fraudar a compra de um hormônio de crescimento.

“Amiga, consegue dois nomes de crianças com dados dos pais pra mim, por favor”, diz uma mensagem.

Por mensagem, Renato Cariani pede dados de crianças. — Foto: TV Globo/Reprodução

Por mensagem, Renato Cariani pede dados de crianças. — Foto: TV Globo/Reprodução

A defesa disse que jamais houve uso de receitas falsas. À época, ele usava esse medicamento com acompanhamento profissional, mas não explicou por que pediu os dados de pais de crianças.

Amigos policiais

Outro episódio registrado no celular também vai ser apurado. O ano era 208 e a Polícia Civil havia recebido a mesma denúncia que serviu de base para a investigação da Polícia Federal. Fez uma vistoria numa empresa ligada à Anidrol e, também, de Cariani.

A funcionária avisa: “Só para te avisar, seus amigos policiais estiveram aqui. Foi tranquilo. Ele diz que depois te liga”.

Cariani responde: “Que bom que são meus amigos, querida”.

O promotor diz que será apurado eventual desvio, caso tenha indício. Ao Fantástico, a Secretaria de Segurança Pública disse que o inquérito policial da época foi arquivado e que não há registro de irregularidades praticadas por policiais que participaram da investigação e que não foram notificados do pedido de reabertura do caso.

Questionado sobre os “amigos policiais”, a defesa diz que Cariani fala de uma fiscalização que já tinha ocorrido e que a referência a serem amigos indica simplesmente que a análise da documentação seria feita de forma imparcial, sem abuso investigativo.

UaiGoiania

Escritor e blogueiro

Para não perder nada, siga-nos no Instagram e ative as notificações. Esteja sempre um passo à frente e seja o primeiro a saber sobre as novidades, eventos exclusivos e conteúdos especiais. No Uai Goiânia, estamos aqui para tornar sua experiência em Goiás ainda mais enriquecedora e memorável. Junte-se a nós e embarque nessa jornada emocionante!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quem somos uai...

Hattus Queiroz

Founder & Editor

Bem-vindo ao Uai Goiânia, o seu guia definitivo para tudo o que você precisa saber sobre o vibrante estado de Goiás, reunido em um único lugar conveniente. Se você está em busca de eventos emocionantes, os melhores restaurantes para uma experiência gastronômica única, informações sobre turismo para explorar as maravilhas naturais de Goiás, ou mesmo as últimas notícias e atualidades políticas, nós temos tudo isso e muito mais. Siga nossas redes sociais e acompanhe em primeira mão. 

Edit Template

Cadastre-se em nosso site para receber nossas atualizações em primeira mão e participar de emocionantes sorteios.

Você foi inscrito. Ops! Algo deu errado.

Quick Links

Home

Quem somos

Anúncie Aqui

Política de Privacidade

Contato

Publicações Recentes

Nosso Contato Uai

Cadastre-se em nosso site para receber nossas atualizações em primeira mão e participar de emocionantes sorteios.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Uai Links

Home

Quem somos

Anúncie Aqui

Política de Privacidade

Contato

Publicações Recentes

No Posts Found!

Nosso Contato Uai

© 2024 Desenvolvido por: @AgênciaNattus / Todos os direitos Reservados ©, – Uai Goiânia ®